sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Modelos de Correspondência Comercial e Curriculum Vitae

CARTA COMERCIAL

A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.

A redação comercial tem como características comuns:

a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.

b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.

c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.

É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.

Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:

1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso.

2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.

4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.

Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas, uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.

7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc.

Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).

Modelo de carta comercial

Loja da Maria

Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO

Goiânia, 03 de março de 2008.

Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG

Prezado Senhor:

Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.

Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Amélia Sousa
Gerente comercial



MODELO DE OFÍCIO – deve ser feito em papel timbrado da Empresa





São Paulo,........ de ........................... de 2.010.





Ofício nº .........../2010



Assunto: Furto na Unidade Escolar





Prezado Senhor,





Servimo-nos do presente para comunicar a Vossa Senhoria o furto ocorrido nesta Unidade Escolar no dia ____/____/______, conforme o Boletim de Ocorrência nº _______/____, lavrado em ____/____/______ na _______DP, propondo a instauração de Apuração Preliminar.



(Relatar o fato)




Estamos encaminhando em anexo a Planilha contendo a relação dos objetos furtados.





Atenciosamente.







.......................................

(assinatura e carimbo do diretor)







Ilma. Sra.

Valderli Fontes Silva

Dirigente Regional de Ensino

DER Leste 1

São Paulo-SP



Obs: Imprimir duas vias, apresentar ambas e reter uma devidamente protocolada





Exemplos de Curriculum

MODELO 1


Luiz Caldanha Gomes Marques

Rua Flor de Lis, 891 – Palmares - São Paulo – SP – CEP 11276-541
Telefone: (11) 8881-1111 - E-Mail: luizcgomesm@gmail.com
Idade: 24 Anos - Estado Civil: Solteiro

Objetivo: Estágio em Suporte Técnico de Redes de Computadores



Formação Acadêmica


· Bacharelado em Sistemas de Informação – USP – Em curso
Conclusão prevista para 2009

· Técnico em Informática Industrial – CEFET / MG

Conclusão em 2002



Experiência Profissional

· 2006-2007 – Estágio extra-curricular, remunerado, durante 11 meses na LocaWeb. Suporte técnico ao serviço de hospedagem de sites.

· 2003-2005 – Técnico em manutenção de computadores durante 16 meses na PRECISÃO LTDA. Responsável técnico pela área de manutenção de notebooks. Responsável pela implantação da metodologia 5S no departamento com redução de 20% da perda de componentes eletrônicos na sessão.

· 2002-2003 – Estágio curricular do curso técnico, não-remunerado, na R3 Sistemas. Programador PHP e Java.



Qualificações e Atividades Complementares


· Inglês Fluente – Curso concluído no Number One Idiomas durante 5 anos.

· Curso em Gestão de Redes de Computadores – Master Cursos / SP – Carga horária: 88 horas.

· Curso de Gestão de Banco de Dados Oracle – Squadra Tecnologia / MG – Carga horária: 45 horas.

· Trabalho de final de curso técnico premiado com menção honrosa. Guia de implantação de um ambiente de código-aberto em indústrias.



Informações Adicionais

· Intercâmbio estudantil em Londres, durante 6 meses – 2003



                                    Botucatu, 7 de setembro de 2010


MODELO 2

Rodrigo Magalhães Pedroso Dias

Brasileiro, solteiro, 29 anos
Rua Castor de Afuentes Andradas, número 109
Pampulha – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 8888-9999 / E-mail: rodrigoaug@gmail.com.br



OBJETIVO

Cargo de Analista Financeiro



FORMAÇÃO

· Pós-graduado em Gestão Financeira. IBMEC, conclusão em 2006.

· Graduado em Administração de Empresas. UFMG, conclusão em 2003.



EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

· 2004-2008 – Rocha & Rodrigues Investimentos
Cargo: Analista Financeiro.
Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.
Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área. Redução de custos da área de 40% após conclusão.

· 2001-2003 – ABRA Tecnologia da Informação
Cargo: Assistente Financeiro

Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, consolidação do balanço mensal.

· 2000-2001 - FIAT Automóveis
Estágio extra-curricular com duração de 6 meses junto ao Departamento de Custeio



QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

· Inglês – Fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2001).

· Experiência no exterior – Residiu em Londres durante 6 meses (2004).

· Curso Complementar em Gestão de Investimentos de Renda Variável (2004).

· Curso Complementar em Direito Empresarial (2007).



INFORMAÇÕES ADICIONAIS

· Disponibilidade para mudança de cidade ou estado


                                    Botucatu, 7 de setembro de 2010

Um comentário:

  1. Olá pessoal.

    Aí estão alguns modelos de correspondências comerciais. Depois postarei outros.

    Abraços,

    Eliane

    Visitem meu blog: limarchiori.blogspot.com

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